Palestras e Workshops

História do Samba – uma introdução

Esta palestra introduz o tema do Samba no processo de formação da Cultura Brasileira.

A influência africana, os diferentes tipos de sambas, os intérpretes e os compositores.

Nesta palestra o participante terá oportunidade de conhecer as principais músicas, aprender uma letra de samba e será introduzido ao grande universo dos instrumentos musicais que fazem do samba uma experiência única e rica do universo cultural brasileiro.

Duração: 3 horas.
Palestrante: Fernanda Torres Magalhães

Brasil de Imigrantes

O Brasil de “mil povos”. Esta palestra mostrará como o mito do “paraíso racial” fez do Brasil um lugar único. O período discutido será o fim do século XIX até os anos 40, com a política imigratória de Getúlio Vargas.

Duração: 2 horas
Palestrante: Fernanda Torres Magalhães

Música Popular Brasileira

Qual é a importância da música para um povo? Neste workshop o participante conhecerá um pouco da história do nosso país através da música. O workshop será dividido em 3 encontros.

1) A música no Brasil enquanto colônia portuguesa. (música indigena; a influencia europeia; os primeiros batuques africanos;)

A música começa a tomar forma brasileira – A música de rua, o chorinho, o samba da cidade e do morro. Anos 40 – Carmem Miranda e a imagem do Brasil. Aquarela do Brasil e o samba exaltação. O malandro.

2) Bossa nova – uma nova maneira de fazer música. Influências, compositores. Os festivais de música (música e mídia), a jovem guarda (influência norte-americana).

A música e a ditadura militar. As músicas de protesto, a liberdade de expressão. O “Tropicalismo” de Gilberto Gil e Caetano Veloso. Chico Buarque, o mágico das palavras.

3) Música e democracia nos anos 80. O Brasil sertanejo. A música nordestina. O rap e o funk carioca. A nova música brasileira.

Duração: 2h30 (cada encontro)
Palestrante: Fernanda Torres Magalhães

Fernanda Torres Magalhães é historiadora, formada pela Universidade de São Paulo, e durante sete anos foi professora de Língua Portuguesa, História e Cultura Brasileira na Universidade de Osaka, no Japão. Atualmente é proprietária da BRASIL VIVO – Portuguese, Brazilian Culture and History for Foreigners.

Ao oferecer palestras sobre o Brasil para o público estrangeiro, Fernanda acredita que possibilita para este público uma oportunidade de conhecer mais a fundo o país, fazendo com que o estrangeiro se sinta mais conhecedor dos aspectos particulares da cultura brasileira. Todas as palestras e workshops são dados na língua portuguesa o que também favorece um aprendizado mais rápido da língua.